Sabe por que o Sol está tão bonito e estranho na foto? Porque ele está passando por um eclipse – e não um eclipse normal, como vemos aqui na Terra, quando a Lua se coloca entre nosso planeta e a estrela.
A imagem foi tirada pelo Solar Dynamic Observatory, da Nasa, que fica no espaço. A cada seis meses o SDO passa pelo que os cientistas da Nasa chamam de “temporada de eclipses”. Por mais de uma hora por dia, o observatório fica atrás da Terra – então o Sol fica atrás do nosso planeta. É por isso que um pouco menos da metade do Sol está escura.
Prepare o jantar e as velas porque dia 19 de março a Lua vai estar bem próxima da Terra. A última vez que o satélite se aproximou tanto do nosso planeta foi em 1992. Neste dia, a Lua cheia vai parecer 14% maior e significantemente mais brilhante que o normal. Mas, mesmo com tanto brilho, a super Lua tem um lado negro. Luas cheias foram ligadas a grandes desastres naturais no passado, de terremotos até enchentes. Contudo, astrônomos e outros cientistas dizem que uma catástrofe é improvável.
O dia 19 de março será o perigeu lunar deste ano, ou seja, o ponto em que a lua está mais próxima da Terra. A responsável pela diferença de distância entre nosso planeta e seu satélite natural é a rota elíptica da Lua. O perigeu deste ano vai deixar a Lua 8% mais perto que o normal e 2% mais perto que a média dos perigeus.
As super Luas do passado coincidiram com desastres naturais: o terremoto na Indonésia em 2005, enchentes na Austrália em 1954. Mas os cientistas dizem que não há ligação. Segundo o geofísico John Bellini, da U.S. Geological Survey, “vários estudos foram feitos sobre estes acontecimentos, mas nada de significativo foi encontrado”. As marés vão ficar um pouco mais altas, mas terremotos ou vulcões não serão afetados. “Na prática, você nunca verá nenhum efeito do perigeu lunar. Suas conseqüências estão entre ‘não surte nenhum efeito’ e ‘o efeito é tão pequeno que nem se sente’”, disse o sismologista John Vidali, da Universidade de Washington. [PopSci]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário