terça-feira, abril 05, 2011

Peixe Elétrico Matando Jacaré

Você acha que já viu de tudo nessa vida? Espere para ver este video, em que um jacaré faminto resolve dar uma mordiscada num peixe elétrico. Parece que mordeu o poste de alta tensão, hehehe. Inacreditável!
Este peixe que o jacaré desavisado bocou chama-se poraquê. Ele é elétrico mesmo. O Poraquê pode chegar a três metros de comprimento, e pesar trinta kg. A capacidade de gerar energia do peixe oscila entre 300 volts a cerca de 0,5 ampère até cerca de 1.500 volts a cerca de 3 ampères, suficiente para matar um cavalo!
O poraquê da Amazônia (Electrophorus electricus), com suas 800 eletroplacas, gera uma descarga de até 800 Volts.
animal3g Jacaré sendo eletrocutado
Nativo da Amazônia, o “Poraquê” vem da língua indígena tupi, e significa “o que faz dormir” ou “o que entorpece”, dado às descargas elétricas que produz.
Os músculos evoluídos dos peixes elétricos produzem milhões ou bilhões de vezes mais eletricidade que os músculos normais. Estes órgãos evoluíram para ser, de fato, pilhas químicas vivas.
Essas descargas são produzidas por células musculares especiais, modificadas – os eletrócitos, sendo o conjunto deles denominado de mioeletroplacas. Cada célula nervosa típica gera um potencial elétrico de cerca de 0,14 volt. Essas células estão concentradas na cauda, que ocupa quatro quintos do comprimento geral do peixe.

Variam de cerca de 2 mil a mais de 10 mil mioeletroplacas que um peixe-elétrico adulto possui, conforme o seu tamanho. Dispõem-se em série, como pilhas de uma lanterna, e ativam-se simultaneamente, quando o animal encontra-se em excitação, como na hora da captura de uma presa ou para defender-se, fazendo com que seus três órgãos elétricos – o de Sach, o de Hunter e o órgão principal – descarreguem.

A maior parte desta energia expressiva é canalizada para o ambiente, não afetando o indivíduo, o qual possui adaptações especiais em seu corpo, ficando assim como que isolado de sua própria descarga.
fonte
fonte
fonte
O Jacaré não sobreviveu para aprender esta importante lição. Se o bicho está dando sopa demais, é porque tem algum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário