sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Está faltando homem...


Tenho várias amigas mulheres, e a reclamação é a mesma: falta homem no Recife.
Será que é verdade?
Pelos dados do IBGE, o desespero do mulherio tem razão de ser, e a chance de não encontrar um homem a partir de determinada idade é alta.
Vamos aos dados da população, segundo o IBGE.
 
Da tabela acima, que formatei com os dados do Censo (IBGE), algumas curiosidades podem ser tiradas para o debate.
  1. No Recife, assim como no Brasil, nasce mais homem do que mulher. Basta verificar a primeira faixa da tabela, entre 0 a 9 anos. Temos 50,7% de homens e 49,3% de mulheres.
  2. Essa diferença começa a modificar sua tendência na adolescência/início da idade adulta. Isso é fator basicamente da violência. Nesta faixa de idade muitos jovens, especialmente pobres, são assassinados, em um tragédia que parece não ter fim.
  3. Já a partir da faixa seguinte, tudo começa a ficar diferente. Entre os 20 e 29 anos de idade, a cidade do Recife tem 12 mil mulheres a mais que homens.
  4. Entre os 30 e 39 anos, a diferença aumenta, chegando a quase 20 mil mulheres a mais.
  5. Entre os 40 e 49, são 21 mil mulheres a mais, e entre os 50 e 59 anos, são 22 mil mulheres a mais que homens.
  6. A partir dos 60 a diferença aumenta ainda mais. São 48 mil mulheres a mais que homens.
  7. Se levássemos em consideração que em Recife não teria homem solteiro nesta faixa de idade, chegaríamos à conclusão que 42% das mulheres não teria companheiro nesta faixa de idade. E obviamente, esta conclusão não se sustenta, já que temos viúvos, pessoas do mesmo sexo que se relacionam, ou ainda pessoas que simplesmente não querem compromisso. Sendo sincero, a diferença seria ainda maior.
  8. Claro que tudo isso são apenas com dados brutos, e ainda estou levando em consideração dois aspectos: o mesmo percentual entre homens e mulheres que se relacionam com o mesmo sexo, e também a possibilidade zero de alguém não querer se relacionar com alguém.
Se tudo isso se confirmar, a única conclusão disso tudo: minhas amigas estão certas…falta homem no Recife.
fonte