segunda-feira, março 12, 2012

Os espermatozoides são inteligentes e sabem contar



Claro que muitos de nós nunca ligaram para a forma como os espermatozoides funcionam. Mas, aparentemente, eles são muito mais espertos do que poderíamos pensar.
Segundo cientistas, o esperma é realmente inteligente. Especificamente, parece ser capaz de “contar”.
Em um estudo publicado no jornal médico Journal of Cell Biology, pesquisadores analisaram como o esperma nada. Seu caminho parece ser controlado pela concentração de cálcio no ambiente em que está (e que, se tiver sorte, será um útero).
Originalmente, os cientistas pensavam que era a quantidade de cálcio que importava. Mas o esperma não parece ligar para isso. Eles chegam a mudar a forma como nadam com base em quão rápido a concentração de cálcio está mudando. O que significa que eles têm de saber o quão rápido ela está mudando, ou seja, o esperma pode contar!
E por que o esperma tem a necessidade de saber contar o tempo? Os autores do estudo acham que é porque a concentração de cálcio fica muito alta perto do óvulo, e medir pequenas mudanças na concentração pode ajudá-los a reagir, mesmo quando há muito cálcio ao redor.
Isto é, a contagem feita pelos espermatozoides os ajuda a saber quando eles estão perto de sua meta, que é quando suas “decisões” mais importam (não que o esperma possa pensar). Os cientistas ainda não sabem exatamente como os espermatozoides realizam essa tarefa, uma vez que é claro que eles não têm cérebro. É… Os soldadinhos masculinos têm as suas manhas.[Jezebel, foto de Grace Herbert]

sexta-feira, março 02, 2012

Cão-vigia de boca de fumo "entrega" dono à polícia e vira prova de acusação no CearáCOMENTE


Um cão da raça vira-lata, pertencente a um acusado de tráfico de drogas, tornou-se a maior prova da polícia cearense de que drogas e dinheiro apreendidos em uma casa no município de Quixeramobim (218 km de Fortaleza). Após mostrar toda fidelidade, o animal se tornou mascote da delegacia e virou atração na cidade, que tem 71 mil habitantes e fica na região central do Ceará.
Durante operação da Polícia Militar na última quarta-feira (29), policiais vistoriaram uma casa, suspeita de ser boca-de-fumo. Ao chegarem ao local --informado por denúncia de moradores-- encontraram apenas um cachorro.
O acusado de ser o dono da "boca de fumo", Leandro Pinheiro da Silva, 21, conhecido como “Pite”, estava em frente à residência, mas, ao ser abordado pelos policiais, negou ser o dono da casa do material encontrado pela polícia --15 pedras de crack, 50 gramas de maconha e R$ 173 em dinheiro. O que o acusado não esperava era que o cão fosse demonstrar sua fidelidade a ele justamente no momento em que era interrogado pelos militares.
“O acusado estava na frente dessa casa da denúncia, que estava fechada. Como a denúncia era sobre esse Pitê, nós o abordamos e perguntamos se ele era o responsável por aquela casa e pela droga, mas ele negou. Só que percebemos que o cachorro estava com muita intimidade com ele, demonstrando até querer atenção, o que acabou 'entregando' o que já desconfiávamos, que ele era o dono daquela boca-de-fumo e que o cão era dele”, contou ao UOL o soldado Andrade, integrante do programa Ronda Quarteirão e que participou da operação.
Segundo Andrade, para não deixar o cão sozinho no local, os policiais resolveram levá-lo para a delegacia, onde passou a ser criado e virou o mascote. “Nós o batizamos de 'Dólar'. Não podíamos deixar o cão abandonado lá, já que o dono ia ser preso. O cão está com a gente e será adotado por um colega nosso, que vai levar o Dólar para a casa dele para criar”, disse Andrade.
Por conta do desfecho inusitado da operação, o cão virou atração na cidade e assunto na imprensa cearense. Dócil, Dolar se acostumou inclusive com as fotografias dos moradores e repórteres que o procuram. “Desde ontem (quarta 29) não param de ligar e de vir aqui. Já contamos essa história umas mil vezes”, informou o atendente da delegacia, que repassou o telefone de imediato para o solado que participou da operação para passar "os detalhes".

E o suspeito?

Leandro Pinheiro da Silva, 21, foi autuado em flagrante e permanece preso na delegacia da cidade. Segundo a polícia, ele já tem condenação pelo mesmo crime –tráfico de drogas— e estava em liberdade por ter tido progressão de pena para o regime semiaberto. Pitê, como é conhecido, deve ser encaminhado em breve a um presídio do estado, onde ficará a disposição da Justiça.